Cognitivo= Piaget | Afetivo | Social | ||
Período | Características do Período | Principal Mudança do Período | Freud | Ericson |
Sensório-motor. (0-2 anos) Estágio1(0-1mês) Estágio 2 (1 -4 Estágio 3 (4-8 meses) Estágio 4 (8-12 meses) Estágio 5 (12-18 meses) Estágio 6 (18-24 meses) | Somente atividade reflexa; não faz diferenciação. Coordenação mão-boca; diferenciação via reflexo de sucção. Coordenação mão-olhos; repete acontecimentos pouco comuns. Coordenação de dois esquemas; atinge a permanência dos objetos. Novos meios através da experimentação – segue deslocamentos seqüenciais. Representação interna; novos meios através de combinações mentais. | O desenvolvimento ocorre a partir da atividade reflexa para a representação e soluções sensório-motoras dos problemas. Inteligência prática. O ato de aprender se confunde com Ação. | Fase oral Egocentrismo inconsciente e integral (indissociação do eu e o mundo) em pulsos instintos e elementares. Escolha do objeto- a 1° é com a mãe. - Época das mordidas nos grupos infantis. | Confiança Básica X Desconfiança Básica Das primeiras relações, o ser humano levará para as demais um sentimento de confiança ou de desconfiança. |
Pré-operacional (2-7) anos Estágio simbólico (2-4 anos) Estágio intuitivo (5-7 anos) | Aparecimento da linguagem Problemas solucionados através da representação. Desenvolvimento da linguagem (2-4 anos), tanto o pensamento quanto a linguagem são egocêntricos. Não consegue resolver problemas de conservação; os julgamentos são baseados na percepção e não na lógica. | O desenvolvimento ocorre a partir da representação sensório-motora para as soluções de problemas e o pensamento pré-lógico.Monólogo coletivo. Animismo(dá vida às coisas), dublagem da realidade. A inteligência ainda é prática, intuitiva; criança ordena o mundo utilizando a percepção e a representação que ela mesma tem dos objetos (egocentrismo). Função semiótica | Fase anal Sentimentos de que produz coisas(fezes) suas que pode oferta ou negar ao mundo. Sentimentos / interindividuais. É necessário encontrar substitutos simbólicos para suas “fezes”. Precisa brincar com lama, areia, massinha etc. Fase fálica Interesse pelas diferenças entre sexos masculino e feminino. O Complexo de Édipo; brincar de casinha (papai- mamãe– filho), possibilidade de identificação com mesmo sexo. | Autonomia X Vergonha e dúvida Desenvolvendo o senso de autonomia possivelmente na vida escolar, terão grande interesse na aprendizagem- mais uma conquista na aprendizagem Iniciativa X CulpaÉ necessário um esclarecimento da sua curiosidade sexual para que a criança,adquira iniciativa, sinta-se segura de si, de seus desejos e sentimentos. |
Operacional concreto (7-11 anos) | Atinge a fase da reversibilidade; consegue solucionar os problemas de conservação- operações lógicas desenvolvidas e aplicadas a problemas concretos; não consegue solucionar problemas verbais complexos. A possibilidade da leitura propriamente dita surge com a construção da reversibilidade. | Inclusão de Classe Usa o raciocínio e a lógica na manipulação de objetos concretos. Jogo de regras. O desenvolvimento ocorre a partir do pensamento pré- lógico para as soluções lógicas de problemas concretos. É capaz de construir através de pensamento. | Latência Diminuição das fantasias e atividades sexuais; a energia é canalizada para atividades socialmente produtivas. Período propício ao ensino formal. Sentimentos de justiça. Organização da vontade. | Industriosidade X Inferioridade “Sentir-se” capaz de fazer coisas, de faze-las bem e até perfeitamente. Sua energia está direcionada para desenvolver novas habilidades, sentimento de competência. Educadores têm papel importante. |
Operacional formal (11-15 anos) | Soluciona com lógica todos os tipos de problemas- pensa cientificamente: soluciona problemas verbais complexos; as estruturas cognitivas amadurecem. | O desenvolvimento ocorre a partir de soluções lógicas de todas as classes de problemas. Operação lógica. Pode abstrair, refletir, imaginar possibilidades, analisar, formular hipóteses. Hipóteses-Probabilidades | Fase genital Conquista da personalidade inicia-se na adolescência; é a última fase do desenvolvimento psico-sexual da teoria freudiana; considerada sem fim. | Identidade X Confusão de papéisFinalmente o indivíduo deverá encontrar-se, descobrir quem é; sua identidade ocupacional; sentimento de competência, o indivíduo considera-se uma pessoa coerente, integrada e única. |
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Quadro resumo sobre o desenvolvimento infantil nos campos cognitivo, afetivo e social.
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