Páginas

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Quadro resumo sobre o desenvolvimento infantil nos campos cognitivo, afetivo e social.

Cognitivo= Piaget
Afetivo
Social
Período
Características do Período
Principal Mudança do Período
Freud
Ericson
Sensório-motor.
(0-2 anos)
Estágio1(0-1mês)
Estágio 2 (1  -4
Estágio 3 (4-8 meses)
Estágio 4 (8-12 meses)
Estágio 5 (12-18 meses)
Estágio 6 (18-24 meses)
Somente  atividade reflexa; não faz diferenciação.
Coordenação mão-boca; diferenciação via reflexo de sucção.
Coordenação mão-olhos; repete acontecimentos pouco comuns.
Coordenação de dois esquemas; atinge a permanência dos objetos.
Novos meios através da experimentação – segue deslocamentos seqüenciais.
Representação interna; novos meios através de combinações mentais.
O desenvolvimento ocorre a partir da atividade reflexa para a representação e soluções sensório-motoras dos problemas. Inteligência prática. O ato de aprender se confunde com Ação.
Fase oral

Egocentrismo inconsciente e integral (indissociação do eu e o mundo) em pulsos instintos e elementares. Escolha do objeto- a 1° é com a mãe.
- Época das mordidas  nos grupos infantis.
Confiança Básica
X
Desconfiança Básica

Das primeiras relações, o ser humano levará para as demais um sentimento de confiança ou de desconfiança.
Pré-operacional (2-7) anos
Estágio simbólico (2-4 anos)
Estágio intuitivo (5-7 anos)
Aparecimento da linguagem Problemas solucionados através da representação. Desenvolvimento da linguagem (2-4 anos), tanto o pensamento quanto a linguagem são egocêntricos. Não consegue resolver problemas de conservação; os julgamentos são baseados na percepção e não na lógica.
O desenvolvimento ocorre a partir da representação sensório-motora para as soluções de problemas  e o pensamento pré-lógico.Monólogo coletivo. Animismo(dá vida às coisas), dublagem da realidade. A inteligência ainda é prática, intuitiva; criança ordena o mundo utilizando a percepção e a representação que ela mesma tem dos objetos (egocentrismo).

Função semiótica

Fase anal

Sentimentos de que produz coisas(fezes) suas que pode oferta ou negar ao mundo. Sentimentos / interindividuais. É necessário encontrar substitutos simbólicos para suas “fezes”. Precisa brincar com lama, areia, massinha etc.


Fase fálica

Interesse pelas diferenças entre sexos masculino e feminino. O  Complexo de Édipo; brincar  de casinha (papai- mamãe– filho), possibilidade de identificação com mesmo sexo.
Autonomia
X
Vergonha e dúvida

Desenvolvendo o senso de autonomia possivelmente na vida escolar, terão grande interesse na aprendizagem- mais uma conquista na aprendizagem


Iniciativa X Culpa

É necessário um esclarecimento da sua curiosidade sexual para que a criança,adquira iniciativa, sinta-se segura de si, de seus desejos e sentimentos.
Operacional concreto
(7-11 anos)
Atinge a fase da reversibilidade; consegue solucionar os problemas de conservação- operações lógicas desenvolvidas e aplicadas a problemas concretos; não consegue solucionar problemas verbais complexos. A possibilidade da leitura propriamente dita surge com a construção da reversibilidade.
Inclusão de Classe
Usa  o raciocínio e a lógica na manipulação de objetos concretos. Jogo de regras. O desenvolvimento ocorre a partir do pensamento pré- lógico para as soluções lógicas de problemas concretos. É capaz de construir através de pensamento.
Latência

Diminuição das fantasias e atividades sexuais; a energia é canalizada para atividades socialmente produtivas. Período propício ao ensino formal. Sentimentos de justiça. Organização da vontade.
Industriosidade
X
Inferioridade

“Sentir-se” capaz de fazer coisas, de faze-las bem e até perfeitamente. Sua energia está  direcionada para desenvolver novas habilidades, sentimento de competência. Educadores têm papel importante.
Operacional formal
(11-15 anos)
Soluciona com lógica todos os tipos de problemas- pensa cientificamente:  soluciona problemas verbais complexos; as estruturas  cognitivas amadurecem.
O desenvolvimento ocorre a partir de soluções lógicas de todas as classes de problemas. Operação lógica. Pode abstrair, refletir, imaginar possibilidades, analisar, formular hipóteses.
Hipóteses-Probabilidades
Fase genital

Conquista da personalidade inicia-se na adolescência; é a última fase do desenvolvimento psico-sexual da teoria freudiana; considerada sem fim.
Identidade
X
Confusão de papéis

Finalmente o indivíduo deverá encontrar-se, descobrir quem é; sua identidade ocupacional; sentimento de competência, o indivíduo considera-se uma pessoa coerente, integrada e única.

Nenhum comentário:

Postar um comentário